domingo, 12 de agosto de 2007

Como tudo começou: a primiera reunião

SURFISTAS SE REUNEM EM BUSCA DE SOLUÇÕES

texto e fotos por Herbert Passos Neto


A primeira reunião aconteceu no salão do Estrela de Ouro Futebol Clube, onde foi formada a comissão que formularia uma proposta de estatuto social para a futura entidade


Com a realização do circuito Wagon/Surf Store, em 2004, a comunidade do surf começou a fomentar a criação de uma entidade que representasse a representasse. Pois havia anos que Santos não tinha uma instituição do gênero, e essa era apontada como uma das possíveis causas para a cidade ter parado de revelar talentos no surf, como sempre fez.

Hoje, sabe que esta falta de talentos do surf está muito mais ligada a uma sólida estrutura esportiva na cidade, que oferece oportunidade sólidas em dezenas de modalidades. Como futebol, atletismo, judô, jiu-jitsu, karatê, capoeira, natação, remo, vela, entre outros. Exatamente o contrário das cidades que revelam talentos no surf atualmente, onde a modalidade figura entre uma menor variedade de opções acessíveis.

Basta ver a diferença no quadro de medalhas dos jogos regionais. Santos, na terceira posição ficou com 179 medalhas, sendo 81 de ouro, 55 de prata e 43 de bronze; enquanto Guarujá, na quarta posição conquistou 52 medalhas no total, sendo, 25 de ouro, 26 de prata e 11 de bronze. E por aí vai.

Voltando ao evento, o fato é que a primeira reunião aconteceu no primeiro dia do mês de outubro de 2004, onde foi formada uma comissão que formularia uma proposta de estatuto para o futura entidade. Estiveram presentes quase 50 pessos, entre quais praticamente todos os membros mais atuantes da comunidade.

Havia certo clima de tensão, pois muitos foram à procura de um culpado pela atrofia do surf de competição santista. O que é muito natural em sociedades com alto grau de influencia de regimes centralizadores como império, monarquia e ditadura. Caso do brasileiro que parece ainda não ter se adaptado ao sistema democrático, onde a responsabilidade de governar é de cada um.

Felizmente tudo ocorreu dentro dos limites da civilidade, abrindo caminho para criação de uma entidade sólida e regulamentada, digna da cidade que foi berço de movimentos como a independência do Brasil, a abolição da escravatura e o movimento sindical.

Cerca de 50 pessoas estiveram presentes na primeira reunião

As expressões sugeriam que muitos tinha algo engasgado pra falar...

Almir Salazar, colocando lenha

A mesa se revesou para que cada um pudesse se manifestar

No final, tudo legal. Niguém ficou ferido. Lavar um pouco de roupa suja não fez mal a ninguém!

Um comentário:

paulo jose disse...

ola ass. quanto sour foram transpirado, algumas gotas salobras foram aproveitadas e outras disperdisadas. e a busca do homem por Deus. acho que a coletividade foi tocada. e que todos sejam bem vindos a www.revistaquebramar.com.br paulo jose o carioca. Santos 2009-outubro.